sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Integração e Vida Social


Dos muitos blogs que já li e que leio, geralmente o autor escreve sobre o projeto pessoal e familiar da imigração. Óbvio né?! O:-) anjinho


Os textos refletem as lutas, conquistas, vitórias e etapas, que em geral, são comuns a todos os imigrantes. Mas não abordam muito a interação com vizinhos, colegas de trabalho, etc.


Um coisa que sinto falta e muita curiosidade é: como é a integração social dos imigrantes? Como é a convivência com os quebecoises e com imigrantes de outras nacionalidades?


Por favor, não me interpretem mal, mas eu vou querer ter o máximo de amigos não-brasileiros que conseguir. Sim eu sei, são os brasileiros que me ajudarão, não apenas na instalação como no dia-a-dia e na luta contra a saudade da terrinha.


Gostaria de saber como é a convivência com vizinhos, colegas de trabalho, etc. Um dia desses li um post, não me lembro onde, que o autor relatava o seu aniversário e que no trabalho com exceção de um brasileiro, ninguém o cumprimentou pelo aniversário, mesmo ele tendo sinalizado isso.


Quando o Pierre faz a palestra sobre viver no Québec ele fala que, para os curitibanos é moleza se adaptar ao Québec, pois o povo é “reservado” assim como são os curitibanos, hehehe (sou de paz, sem ofensas a quem quer que seja).


Eu sou mineiro e muito amistoso, meus amigos que o digam, e por isso fico curioso para saber como se dão as relações sociais. Todos dizem que o canadense em geral é muito educado, cordial, mas difícil de conquistar.





Será que vocês que já moram aí podem contribuir com o relato de suas experiências? Se puderem eu ficarei muito grato!

Salut!



P.S.: Bom carnaval a todos!! Quanto a mim, vou para um retiro fugir do barulho e da bagunça!

2 comentários:

  1. Oi! Vi seu blog no Brazucas pelo mundo...
    Eu acho que sair do pais eh, alem de tudo, uma otima maneira de conhercer outras culturas e nao tem como faze-lo se ficarmos grudados na comunidade de brasileiros, nao eh mesmo?
    Eu tenho sim alguns - pouquissimos - amigos brasileiros por aqui, mas a maioria sao belgas... isso porque onde eu moro nao tem brasileiros ou alguma outra comunidade latina...

    Voces ja moram no Canada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana!
      Obrigado pela visita.
      Pois é, não creio que devamos levar conosco nossa terra, mas sim abraçar a nova, expandir nosso mundo!
      Nós ainda estamos no Brasil, se Deus quiser, em 2013 poderemos ir para o Canadá!
      Abraços.
      Volte sempre!

      Excluir

O custo de estudar em Yukon - uma estratégia econômica

A pedido do Mateus Almeida - moderador do grupo Brasileiros no Canadá - Fiz uma pesquisa sobre o custo de estudar em Yukon.  Neste vídeo eu...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *