sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ponto final ou Ponto-e-Vírgula?!?!


Oi companheiros de imigração !

É eu sei, abandonei o blog. Explico porque: eu vi que alimentar o blog com atualizações de notícias, mudanças, conquistas do processo gera ansiedade! Por isso eu decidi não me dedicar tanto a ele mais.
Nossa vida tem sido agitada por conta de todas as etapas que envolvem nosso plano de imigração: Cursos, estudo do idioma, viver intensamente nossos relacionamentos, guardar dinheiro, etc etc etc ... Por isso não tem sobrado, literalmente sobrado, tempo para que o blog tenha nossa atenção.
Mas aqui estou eu.
Deixem eu atualizá-los rapidamente:
- Fizemos o TCF em Maio, eu consegui B2 e a minha amada B1; :) feliz
- Fiz o IELTS consegui 6,5 e 5,5, eu acho (intermediário); :) feliz
- Fiz curso de Java, o qual eu não assimilei totalmente e acabei descobrindo que meu negócio não é a área técnica, definitivamente! :( triste
- Participei da Missão de TI em Curitiba, mas não fui nem convocado para alguma entrevista; :( triste

Muito resumidamente é isso.

Agora vem a notícia mais importante: no dia 10 de agosto enviamos nosso dossiê para o BIQ-México, no dia 29 eles receberam e no dia 07 de setembro eles devolveram e ontem o recebemos com o pedido do CSQ NEGADO, sim, foi negado. :-/ confuso:-/ confuso:-/ confuso:-/ confuso:( triste:( triste:( triste:( triste:( triste
A razão para eles terem negado é a seguinte: formei-me em 2002 em Ciência da Computação, mas por uma série de razões, nunca trabalhei na área. Não tenho nenhuma experiência na área de TI. Sendo assim eu não me enquadro na lista de profissionais que eles querem, nesse momento.
Aconselharam-nos a esperar por novas mudanças em Março de 2013.
Ainda estamos atordoados e tristes, mas de cabeça erguida.

Gente, não é por falta de interesse! Desde o ano passado eu venho tentando trocar de área, voltar para TI, mas não consigo!! Não consigo porque não tenho experiência – não tenho experiência porque não consigo emprego na área ..... Já passei por diversos processos seletivos para Projetos de TI (sou PMP e ScrumMaster) mas no fim das contas, não sou selecionado. Estou tentando!!!

Então é isso pessoal. Vamos continuar estudando o francês até o ano que vem, torcendo para que na mudança que vem por aí, sejamos enquadrados.


Vamos aguardar. 
À Mars. :-/ confuso:-/ confuso

11 comentários:

  1. Ola casal vem junto,
    é uma pena neste momento não terem sido aprovados mas não desistam, se esse é o seu sonho não desista luta ate o fim. e parabens por compartilhar e sucesso.
    abraços
    Adu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adu!
      Não, ainda não desistimos! Estamos na luta, enquanto não descobrirmos o FIM, não pararemos de lutar!
      Obrigado pelo apoio!

      Excluir
  2. Parceiro, como já disse, levante a cabeça e não desista do seu sonho... se puder ajudar estou aqui... De uma olhada o que pedem para imigração em Manitoba...
    abras

    ResponderExcluir
  3. Triste mesmo isso... eu estava tão tranquilo quanto à aprovação que quando soube dessa negação fiquei decepcionado. Meu caso é parecido, me formei e nunca trabalhei na área. Estou esperando pelo pior agora... e esperando que os meus "deux enfants" ajudem em algo na seleção hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma lá Ener!
      Ainda não temos um NÃO definitivo! Não desanime agora, afinal vocês ainda não receberam nada negativo!
      Cabeça erguida e bola para frente!

      Excluir
  4. Coragem, gente! Se for isso mesmo o que vocês querem, é só mudar de estratégia. Aguardar as mudanças do ano que vem, pesquisar os processos de outras províncias, pode valer muito a pena ou mesmo mudar completamente deobjetivo, ir para estudar e adquirir a experiência canadense que vai te inserir no mercado e aplicar por lá posteriormente. Não desistam dos seus sonhos! Sei que tudo dará certo! Estamos torcendo por vcs!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Viviane
    Obrigado pelo apoio!
    Sim existem várias alternativas e também estamos avaliando-as.
    Nesse momento, a alternativa mais imediata é continuar estudando o francês e esperar pelo mês de Março. Daí, se o Québec não nos aceitar, veremos a próxima alternativa.

    ResponderExcluir
  6. Caros leitores, eu agradeço as mensagens de apoio e motivação. É muito bom receber toda essa força vinda de vocês.

    Alguém deixou um outro comentário, mas por nos conhecer, escreveu nosso nome, por isso, infelizmente não o publicarei. Peço que ao escreverem os comentários, procure não expor nossas identidades, ainda não é prudente que todos saibam dos nossos planos. Espero que compreendam.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Como assim, CSQ negado? Desde quando essa área de Projetos não faz parte de TI?
      Sugiro que você peça revisão do processo. Se na sua graduação você teve aula de projetos (normalmente PMI, PMBOK e essa parafernália toda relacionada a projetos é estudada em Engenharia de Software), você pode pegar a ementa da disciplina, a grade do seu curso e enviar para eles. Você também podem pesquisar a grade curricular dos cursos de TI nas universidades do Québec. Com certeza algum dos cursos deles vai ter uma disciplina relacionada a projetos. Outra dica é pesquisar ofertas de emprego na sua área. Essa aqui por exemplo (http://placement.emploiquebec.net/mbe/ut/suivroffrs/apercoffr.asp?nooffr=3485434&page=rech&prov=http%3A%2F%2Fplacement%2Eemploiquebec%2Enet%2Fmbe%2Fut%2Frechroffr%2Flistoffr%2Easp%3Fmtcle%3Dprojet%26mtclep1%3Dprojet%26cle%3D9%26offrdisptoutqc%3D2%26pp%3D1%26prov%3Dhttp%253A%252F%252Fplacement%252Eemploiquebec%252Enet%252Fmbe%252Fut%252Frechroffr%252Frechrcle%252Easp%253Fmtcle%253Dprojet%2526mtclep1%253Dprojet%2526pp%253D1%2526prov%253Dhttp%25253A%25252F%25252Fplacement%25252Eemploiquebec%25252Enet%25252Fmbe%25252Fut%25252Frechroffr%25252Ferechroffr%25252Easp%2526date%253D3%2526creg%253D08%252B01%252B17%252B09%252B05%252B11%252B14%252B15%252B13%252B04%252B16%252B10%252B07%252B03%252B02%26date%3D3&mtcle=projet&CL=french) menciona claramente gestão de projetos e no título da vaga diz "technologies de l'information (TI)"! No IMT en ligne também há uma seção com descrição das atividades de diversas profissões. Dê uma olhada!
      Junte todas as evidências para provar que a sua profissão faz sim parte da área de TI, faça uma boa justificativa e envie para eles. Tenho certeza que dará certo!
      Vale a pena também dar uma revisada no CV. Talvez a descrição das suas experiências e qualificações os tenha induzido ao erro. Pegue as descrições e exigências das vagas nos sites canadenses e boa sorte! :)

      Excluir
  7. Ola amigo

    Importante frisar a questao da experiencia em primeiro lugar e depois a formacao. A experiencia é que define o profissional high-skilled. Como dica, busque experiencia, que seja estágio, whatever...
    As regras estao restringindo cada vez mais a entrada de imigrantes, dada a grande demanda. Pra vc ter uma idéia, tenho um ano experando o CSQ em profissao prioritária e nada até agora, mas já estou em Québec com visto de trabalho.
    Tente se enquadrar agora, e nao somente espere que as regras se afrouxem para o próximo ano, pois com a demanda e fila do jeito q está, não parece que isso possa ocorrer...

    abs e boa sorte!

    ResponderExcluir